Adamastor Furia é o nome do primeiro superesportivo português
Com monocoque de fibra de carbono e produção restrita, supercarro português terá motor V6 biturbo da Ford e custará mais de R$ 9 milhões
Pelo nome, parece até que já chegou ao mundo com uma certa idade. Mas Adamastor Furia realmente é o nome do primeiro superesportivo da história de Portugal. Terá a versão de rua, apresentada agora, e também uma versão de pista, ainda mais agressiva.
A Adamastor, nome da empresa responsável pelo projeto, fez uma transição desde o protótipo P003RL de 2019. O Furia marca uma evolução em relação ao seu antecessor, refletindo a reestruturação empresa. Agora, seu foco está em produzir poucas unidades de cada um dos seus superesportivos.
O Furia, por exemplo terá apenas 60 unidades fabricadas em um ritmo de 25 carros por ano. O investimento de 17 milhões de euros impulsionou a produção do supercarro na cidade de Perafita, com a entrega dos primeiros carros prevista para 2025.
O design do Furia Road é baseado em um chassi monocoque de fibra de carbono, priorizando rigidez e leveza do superesportivo. A aerodinâmica desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do carro, com a otimização feira com o uso de simulações CFD (dinâmica de fluídos computacional).
O resultado chama atenção: o Furia Road gera 1000 kg de downforce a 250 km/h, enquanto o Furia Race consegue elevar essa marca para 1800 kg à mesma velocidade, superando carros de Fórmula 3 e Fórmula 2 de 2021.
Impulsionado por um motor V6 3.5 biturbo da Ford Performance, o Furia é anunciado com mais 650 cv de potência e mais de 58,2 kgfm de torque máximo. Apesar de números não tão surpreendentes em comparação com outros superesportivos, a sua leveza garantira o alto desempenho prometido.
Com um preço fixado em 1,6 milhões de euros (quase 9 milhões de reais) antes dos impostos, o Adamastor Furia busca competir com as principais montadoras da indústria. Para Ricardo Quintas, diretor executivo da Adamastor, o Furia representa não apenas um superesportivo, mas também o orgulho e a ambição da indústria automotiva portuguesa, por se tratar da primeira unidade já feita na história de um superesportivo em Portugal.
Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas
Volkswagen Jetta GLI 2026 estreia em novembro por R$ 269.990; saiba tudo sobre o sedã
Xiaomi SU7 Max está no Brasil em versão de 673 cv – e é surpreendente
Novo Xiaomi YU7 é maior e tem mais autonomia que o Tesla Model Y







