Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

O alto preço de se esquecer do intervalo entre as revisões

Revisão dos três primeiros anos para quem roda até 10 000 km por ano fica mais cara para quem tem Ford ou Volkswagen 

Por Gustavo Henrique Ruffo
Atualizado em 30 abr 2021, 17h27 - Publicado em 4 mar 2016, 18h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mecânico faz manutenção no freio em oficina de serviço expresso da Chevrolet

    Ao comprar um carro, poucos pensam em conferir os preços de revisão para saber se os modelos pesquisados também têm custo de manutenção semelhante. Esse número pode esconder uma armadilha que escapa aos olhos menos atentos: a diferença no intervalo entre as revisões. Enquanto a maioria das montadoras estipula o prazo a cada 10 000 km ou um ano (o que ocorrer primeiro), outras – como Ford e Volkswagen – têm intervalos de 5 000 km ou seis meses.

    A informação pode parecer um detalhe perdido no manual do proprietário, mas vai fazer uma grande diferença no seu bolso no futuro. Para mostrar essa disparidade, reunimos seis hatches na faixa dos R$ 40 000 e seis sedãs na casa dos R$ 70 000 e calculamos o custo de revisão nos três primeiros anos de uso, levando em consideração um usuário que roda até 10 000 km por ano, número compatível com alguém que more a até 25 km do trabalho.

    Leia mais:

    >> Rodízio de pneus: faz sentido ou não?

    >> Seguro cobre danos por alagamentos?

    >> Peças em concessionárias pode ser um bom negócio.

    Cinco vezes mais salgado

    No segmento de hatches, a diferença de preço chegou a 203% quando confrontamos o modelo com o custo total de serviço mais baixo, o Toyota Etios (R$ 965,00), com o de pós-venda mais caro de todos, o VW Fox (R$ 2 468). A explicação é que, enquanto o primeiro exige três revisões em três anos, o segundo precisa de seis, no caso de quem trafega até 10 000 km por ano. A Ford usa uma solução intermediária: deixa apenas a primeira revisão aos seis meses ou 5 000 km, enquanto as demais seguem o padrão anual do mercado. Mesmo assim, tanto ela como a Volks são as que têm o maior custo de manutenção. E essa regra vale para os dois segmentos analisados.

    Continua após a publicidade

    Nos sedãs, a disparidade é ainda mais gritante. O modelo com o valor mais camarada é o Nissan Sentra (R$ 1037,00), enquanto o mais alto é o VW Jetta (R$ 4448,00). Em outras palavras, o Volkswagen cobra quase cinco vezes mais do que o rival japonês. O segundo sedã com o maior custo total, não por acaso, é o Ford Focus (R$ 1832,00), com seu intervalo de 5 000 km ou seis meses para a primeira inspeção.Fica, portanto, o ensinamento: na próxima vez que você comprar um carro novo, sempre cheque antes quanto custará seu pós-venda.

    Veja abaixo o custo para quem roda até 10 000 km ao ano:

    Custo de revisões em três anos de uso
    revisão 1° ano revisão 2° ano revisão 3° ano Total
    Hyundai HB20 1.0 Conf. R$ 160,00 R$ 360,00 R$ 472,00 R$ 992,00
    Chevrolet Onix 1.0 LS R$ 216,00 R$ 488,00 R$ 636,00 R$ 1390,00
    Fiat Palio 1.0 Attrac. R$ 188,00 R$ 388,00 R$ 584,00 R$ 1160,00
    Ford Ka 1.0 SE R$ 488,00 (2 revisões no 1° ano) R$ 632,00 R$ 428,00 R$ 1548,00
    VW Fox 1.0 Trendline R$ 520,00 (2 revisões no 1° ano) R$ 974,00 (2 revisões no 2° ano) R$ 974,00 (2 revisões no 3° ano) R$ 2468,00
    Toyota Etios 1.3 R$173,00 R$ 400,00 R$ 393,00 R$ 965,00
    VW Jetta Trendline R$ 1020,00 (2 revisões no 1° ano) R$ 1714,00 (2 revisões no 2° ano) R$ 1714,00 (2 revisões no 3° ano) R$ 4448,00
    Nissan Sentra S R$ 259,00 R$ 379,00 R$ 399,00 R$ 1037,00
    Ford Focus Sedan S R$ 544,00 (2 revisões no 1° ano) R$ 720,00 R$ 568,00 R$ 1832,00
    Toyota Corolla GLI R$ 241,00 R$ 529,00 R$ 372,00 R$ 1141,00
    Chevrolet Cruze LT R$ 300,00 R$ 848,00 R$ 520,00 R$ 1668,00
    Renault Fluence Dyn. R$ 472,00 R$ 673,00 R$ 472,00 R$ 1617,00
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.