Quais as diferenças entre os tipos de suspensão independente?
Multilink, duplo A e McPherson: o que as diferencia?
Quais as diferenças entre as suspensões independentes McPherson, duplo A e multilink? – Camilo Tavares, Passos (MG)
A McPherson é a mais simples de todas e dá bons resultados, sendo aplicada desde o carro mais popular aos mais sofisticados, caso do Porsche 911 e de alguns BMW na dianteira.
Patenteada pelo americano Earle Steele McPherson em 1946, ela é formada basicamente por um braço transversal, amortecedor, mola helicoidal e barra estabilizadora. Sua grande vantagem reside na boa distribuição dos esforços, o que permite estruturas mais leves.
A de duplo A (em inglês chamada de double wishbone) é formada por dois braços triangulares superpostos atrelados ao chassi ou subchassi por meio de buchas silenciosas, permitindo que os braços aos quais a roda é atrelada se movimentem verticalmente.
Trata-se uma ótima solução, mas é mais complexa por concentrar mais esforço na estrutura do veículo, que precisa ser muito bem calculada para isso, e contribui para deixá-lo mais pesado.
A multilink, ou multibraço, é uma evolução do sistema duplo A em que a manga de eixo (peça que sustenta a roda) é ligada à estrutura por vários braços, dando maior liberdade ao projetista para determinar a geometria de suspensão.
Sua vantagem é o controle mais preciso dos movimentos da roda, importante em carros de rua que normalmente têm amplo curso de suspensão. Mas esse maior controle custa mais.
Volkswagen Jetta GLI 2026 estreia em novembro por R$ 269.990; saiba tudo sobre o sedã







