Quais as diferenças entre as suspensões independentes McPherson, duplo A e multilink? – Camilo Tavares, Passos (MG)
A McPherson é a mais simples de todas e dá bons resultados, sendo aplicada desde o carro mais popular aos mais sofisticados, caso do Porsche 911 e de alguns BMW na dianteira.
Patenteada pelo americano Earle Steele McPherson em 1946, ela é formada basicamente por um braço transversal, amortecedor, mola helicoidal e barra estabilizadora. Sua grande vantagem reside na boa distribuição dos esforços, o que permite estruturas mais leves.
A de duplo A (em inglês chamada de double wishbone) é formada por dois braços triangulares superpostos atrelados ao chassi ou subchassi por meio de buchas silenciosas, permitindo que os braços aos quais a roda é atrelada se movimentem verticalmente.
Trata-se uma ótima solução, mas é mais complexa por concentrar mais esforço na estrutura do veículo, que precisa ser muito bem calculada para isso, e contribui para deixá-lo mais pesado.
A multilink, ou multibraço, é uma evolução do sistema duplo A em que a manga de eixo (peça que sustenta a roda) é ligada à estrutura por vários braços, dando maior liberdade ao projetista para determinar a geometria de suspensão.
Sua vantagem é o controle mais preciso dos movimentos da roda, importante em carros de rua que normalmente têm amplo curso de suspensão. Mas esse maior controle custa mais.