Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

VW Gol 1000 era simples, apertado e “pé de boi”, mas fez sucesso

Feio, apertado e sem recursos tecnológicos, o Gol 1000 marcou o fim da primeira geração do maior sucesso da Volks

Por Felipe Bitu
30 set 2023, 11h42
  • Seguir materia Seguindo materia
  • VW Gol 1000
    O Gol popular tinha piscas sempre na cor âmbar  (Christian Castanho/Quatro Rodas)
    VW Gol 1000
    O Gol popular tinha piscas sempre na cor âmbar (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O VW Gol era o carro mais querido do Brasil no final dos anos 80. A liderança absoluta do mercado a partir de 1987 coincidiu com a apresentação da versão esportiva GTS, seguida do desejado GTi, em 1988.

    Mesmo as versões comuns CL e GL eram muito apreciadas pela dirigibilidade agradável e pela fama de inquebrável.

    Mas uma nova ameaça surgiu em agosto de 1990: o Fiat Uno Mille. Seu pequeno motor de 994 cm3 o enquadrava na categoria popular, reduzindo o IPI de 37% para 20%.

    A resposta da VW viria apenas dois anos depois, igualmente limitada em conforto e desempenho: o Gol 1000.

    VW Gol 1000
    Quadrado por fora e por dentro: apenas o volante escapa (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A Autolatina (união entre Ford e VW) adotou a mesma solução da Fiat: reduzir a cilindrada do motor AE 1.6, no Gol CL desde 1989.

    Derivado de um projeto Renault utilizado pela Ford desde 1968, ele teve o diâmetro dos cilindros reduzido de 77 para 70,3 cm e o curso do virabrequim de 83,5 para 64,2 mm – a potência ficou em 50 cv.

    Continua após a publicidade

    Mesmo mais potente que o Mille, o Gol não mascarava um projeto dos anos 70, com motor longitudinal e aerodinâmica deficiente. Levava 21,55 s para chegar a 100 km/h e não passava de 133,7 km/h de máxima.

    O consumo escancarava a inadequação do motor: média de 11,83 km/l, abaixo dos 13,53 do Gol CL com motor AE de 1,6 litro e 73 cv.

    VW Gol 1000
    Motor Renault aperfeiçoado pela Ford (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Outra desvantagem era o espaço interno. Inspirado no esportivo alemão Scirocco, o Gol tinha um banco traseiro restrito a adultos de pequena estatura.

    Para piorar, o posicionamento vertical do estepe limitava o espaço no porta-malas a 145 litros e o volante era deslocado para a direita. Obra de Giorgetto Giugiaro, o Mille era um tratado de racionalidade e ergonomia.

    Compartilhe essa matéria via:

    As portas tinham um mínimo de forração, o volante era de plástico duro e o painel trazia apenas velocímetro e marcador de combustível. Quebra-ventos fixos, ventilação forçada e câmbio de cinco marchas eram itens de série.

    Continua após a publicidade

    Havia poucos opcionais: retrovisor direito, ar quente, desembaçador, acendedor de cigarros e limpador do vidro traseiro.

    VW Gol 1000
    Rádio: nem como opcional (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Apesar das limitações, sua dirigibilidade era agradável. As suspensões adotavam o sistema McPherson à frente e eixo de torção atrás, bem acertadas com os finos pneus 145 em rodas aro 13.

    O câmbio de engates precisos e suaves era bem superior ao do Mille, e a direção tinha o melhor compromisso entre precisão e leveza. A simplicidade franciscana baixou o preço em 17% em relação ao Gol CL, até então o VW mais acessível.

    A maioria acabou descaracterizada com acessórios das versões esportivas GTS e GTI, como volantes, rodas de liga leve, faróis auxiliares e aerofólios.

    VW Gol 1000
    Banco traseiro só para crianças ou baixinhos (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    Não é o caso deste exemplar produzido em 1992, que pertence ao colecionador Adriano Krempel.

    Continua após a publicidade

    “Achei este Gol 1000 em São Paulo. A dona era uma senhora com mais de 90 anos que já não o usava havia anos, motivo pelo qual se encontrava todo empoeirado numa garagem. Bastou conectar uma bateria carregada e jogar um pouco de gasolina no carburador para ele vir rodando.”

    Foi justamente essa simplicidade que selou o destino do Gol 1000: a Fiat já havia desenvolvido um sistema de ignição estática para o Mille, que já oferecia até quatro portas.

    A chegada do Chevrolet Corsa com injeção eletrônica, em 1994, envelheceu todo o segmento, que também foi invadido por importados como Peugeot 106, Daihatsu Cuore e Subaru Vivio.

    VW Gol 1000
    Apenas um adesivo identificava a versão (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    A VW só resgatou a competitividade no segmento com o Gol 1000i Plus, em 1995. Apelidado Papa Corsa, era baseado na segunda geração, denominada AB9.

    Ainda assim, o primeiro Gol 1000 resistiu até o segundo semestre de 1996. O último dos Gol “quadrados” deu boas-vindas aos novatos Ford Fiesta 1.0 e Fiat Palio EDX.

    Teste QUATRO RODAS – Fevereiro de 1993

    Ficha técnica – Volkswagen Gol 1000 1992

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.