Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

March, Juke e 370Z: aceleramos a linha Nismo da Nissan

Além dos carros de corrida, divisão prepara versões esportivas da marca

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 nov 2016, 21h00 - Publicado em 5 Maio 2016, 15h41
March, Juke e 370Z: aceleramos a linha Nismo da Nissan
A versão Nismo do Nissan March tem comportamento agressivo, semelhante ? de um kart (divulgação/Nissan)

Por ocasião de nossa ida ao Japão, para dirigir o Nissan GT-R, entre outras missões, tivemos a oportunidade de conhecer os carros da Nismo, divisão esportiva da Nissan. A Nismo é a responsável pela preparação dos carros de corrida usados pela fábrica em diversas competições pelo mundo e também por uma linha comercial de versões esportivas. Do pequeno March ao superesportivo GT-R, todos os modelos regulares da marca recebem a atenção da Nismo.

Com o lema “Power. Agility. Technology” os projetistas da casa apoiam o desenvolvimento dessas versões em três aspectos: aumento da potência dos motores, redução de peso e retrabalho dos sistemas de suspensão, direção e freios, adaptados para um modo de condução esportivo. O visual também recebe cuidados, com o uso de materiais, cores e grafismo exclusivos. E essas mudanças vêm acompanhadas de equipamentos, como bancos concha e volantes de diâmetro menor, que tornam a experiência ao dirigir ainda mais interessante.

Continua após a publicidade
Nissan March Nismo
Todo Nismo recebe ajustes específicos de suspensão, direção e freios ()

Em função das características originais, cada tem apresenta um comportamento próprio. O March, por exemplo, tem um ajuste de suspensão, direção e freios que lembra um kart. Graças às dimensões compactas de sua cabine, a sensação é que motorista veste o cockpit. Sua direção direta (com volante revestido de Alcântara) facilita as manobras rápidas, e os bancos do tipo concha seguram bem o corpo nas curvas. O motor 1.6 16V com 116 cv de potência e 15,9 mkgf a 3.600 rpm (números levemente melhores que os 111 cv e 15,1 mkgf do March vendido no Brasil) o torna bastante ágil. Segundo a Nissan, ele acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge 220 km/h de velocidade máxima.   

Nissan March Nismo
March ganha bancos concha e volante revestido de Alcantara ()
Continua após a publicidade

O Juke é o que proporciona a sensação mais inusitada porque, apesar da suspensão elevada, é grudado no chão como um carro de pista. É muito interessante observar o comportamento neutro e obediente do Juke, nas curvas. De acordo com a Nismo, a preparação desse SUV incluiu não só a troca de rodas, pneus, molas e amortecedores, mas também reforços estruturais no monobloco, para dar maior estabilidade ao conjunto. O motor 1.6 turbo tem 190 cavalos e 24,5 mkgf, com transmissão manual de seis marchas e opção de tração integral.

Nissan Juke Nismo
Juke Nismo tem reforços na carroceria e parece grudar no chão, apesar de ser um SUV ()

Para quem gosta de dirigir esportivamente mas quer um carro que possa ser usado também na cidade, o Nissan Z é a opção na medida certa. Ele tem desempenho superior, graças a um motor V6 de 3,7 litros com 355 cavalos e 38,1 mkgf. Segundo a fábrica faz de 0 a 100 em 5,2 segundos. Ao mesmo tempo em que é dócil para o dia-a-dia, com direção leve, mas ao mesmo tempo, precisa e suspensão firme e confortável. Na versão Nismo, ele teve seu peso aliviado de 1.800 para 1.535 kg e ganhou uma série de implementos estruturais, como amortecedores de chassi que controlam as vibrações para melhorar o controle e a precisão da dirigibilidade.

Continua após a publicidade

Nissan 370Z Nismo
Nissan 370Z Nismo acelera de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos ()

Nissan 370Z Nismo
Câmbio manual de 6 marchas fica próximo do volante ()

O modelo top de linha é o GT-R, que na versão Nismo fica ainda mais nervoso. Comparando com seu par regular, até o som de seu motor é mais agressivo. A potência do V6 3.8 sobe de 550 para 600 cv. E o tempo de aceleração de 0 a 100 km/h desce de 3,3 segundos para 2,7 segundos. Ele também pode rodar nas ruas, mas a sensação é que elas são pequenas para ele que tem como habitat natural as pistas. Como nós pudemos constatar.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.