Faz alguns anos que a General Motors anunciou sua meta global de deixar de produzir carros com motor a combustão até 2035. Mas sua estratégia ainda discreta no mercado de carros elétricos no Brasil e negativas sobre o lançamento de carros híbridos ajudou a levantar especulações sobre sua saída do mercado brasileiro.
A negativa sobre isso veio do vice-presidente de comunicação e relações governamentais da empresa, Fábio Rua, durante o Congresso AutoData Perspectivas 2024: “Não, a GM não sairá do Brasil”.
O executivo aproveitou a ocasião para anunciar que a General Motors planeja anunciar um novo ciclo de investimentos no Brasil em 2024. Rua também reforçou que, embora a meta seja fabricar apenas carros elétricos até 2035, novas tecnologias podem mudar a estratégia, que é a descarbonização. E garantiu que enquanto fabricar carros a combustão, a GM se seguirá investindo neles: “Enquanto produzirmos carros a combustão entregaremos carros cada vez mais eficientes”.
“Nossa meta é o elétrico para 2035. Novas tecnologias ao longo do tempo podem dar as caras. E podem mostrar que elas são tão ou mais eficientes do que o carro a combustão. Não podemos negar a possibilidade, de lá na frente, [termos carro] a célula a combustível, híbrido… não sei o que o futuro nos reserva, não só em termos de inovação como de escala e de competitividade”.
O fato é que sem algum nível de eletrificação ficará difícil para os carros da Chevrolet conseguirem se enquadrar nas normas do Proconve L8. que vai arrochar as normas de emissões em 2025.
Ressaltou também a disposição da empresa em se adaptar a mudanças no cenário automotivo. Se o futuro indicar a necessidade de maior flexibilidade de investimentos em novas tecnologias, a GM estará pronta para se ajustar. A empresa projeta um crescimento de 2% a 5% no mercado brasileiro até 2024.
Outra eficiência que a GM busca atualmente é da sua operação no Brasil, com 53% de sua capacidade produtiva ociosa. Ou seja, aproveita menos da metade da capacidade para fabricar 750.000 carros no Brasil anualmente.
A grande novidade da Chevrolet para o início de 2024 será a reestilização da Chevrolet S10, aproveitando elementos visuais da Colorado vendida nos Estados Unidos.
Mas a marca também terá grandes novidades com relação aos elétricos em 2024. O Equinox elétrico, que já teve seu design revelado, tende a se tornar o carro elétrico mais barato da Chevrolet, substituindo o Bolt, e já tem lançamento previsto para o Brasil.
Antes do Equinox EV, porém, estreia a Blazer EV. Será o carro responsável por lançar a plataforma Ultium (base dos atuais carros elétricos da empresa) no Brasil com dois motores elétricos que somam 292 cv e 46 kgfm, com até 520 km de autonomia.
A Chevrolet também havia anunciado a concessionários a intenção de lançar no Brasil também a Silverado EV, a versão elétrica da picape e tem até 673 cv e 107,9 kgfm. E, mesmo que seja enorme, é mais rápida do que o Camaro – que está saindo de linha neste fim de ano.
O detalhe é que todos esses carros elétricos são fabricados nos Estados Unidos, sem qualquer sinal de nacionalização.