Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Fiat Uno 2017 estreia os motores 1.0 e 1.3 Firefly a partir de R$ 41.840

Motor 1.0 tem apenas duas válvulas por cilindro, mas oferece o maior torque entre os 1.0

Por Henrique Rodriguez
Atualizado em 23 nov 2016, 21h39 - Publicado em 15 set 2016, 12h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Fiat Uno Way 2017
    Grade frontal e para-choques são as principais novidades visuais do Uno  (/)
    Fiat Uno Way 2017
    Grade frontal e para-choques são as principais novidades visuais do Uno ()

    Não é apenas a nova grade e para choque frontal que marcam a chegada do Fiat Uno 2017. O compacto estreia os novos motores Firefly, 1.0 de três cilindros e 1.3 quatro cilindros e ainda passa a ter equipamentos como controles de estabilidade e tração e Hill Holder. Os preços começam em R$ 41.840 para o Attractive 1.0 – um aumento de quase dois mil reais sobre os R$ 39.850 praticados anteriormente, com o antigo motor.

    Inéditos, os novos motores Firefly foram desenvolvidos localmente mas são considerados globais. Pertencentes à nova família GSE, foram concebidos para compartilhar o maior número de componentes possível. Não é à toa que os dois têm cilindros do mesmo tamanho. Outra particularidade é que os dois têm duas válvulas por cilindro, ou seja, ou 1.0 tem seis válvulas e o 1.3 oito válvulas.

    Escolhas tecnológicas

    A justificativa da engenharia da Fiat para esta escolha, que vai contra a tendência de outros motores recentes, é a oferta de torque em baixas rotações. A fabricante se justifica dizendo que é o torque que faz diferença para o consumidor no uso diário e o consumo não é prejudicado.

    Continua após a publicidade

    De fato, o novo 1.0 6V tem o maior torque entre os  1.0 aspirados: são 10,9 mkgf com álcool e 10,4 mkgf com gasolina, a 3.250 rpm. A potência fica em 77 cv com álcool e 72 cv com gasolina (6.000 rpm) . O 1.3 chega a 101 cv e 13,7 mkgf (a 3.500 rpm com gasolina) e 109 cv e 14,2 mkgf (a 3.500 rpm com etanol).

    Fiat Uno 2017
    Motor 1.0 6V tem 72 / 77 cv e 10,4 / 10,9 mkgf (gasolina e etanol) ()

    O sistema de injeção é o multiponto convencional –  nada de injeção direta por aqui -, mas a Fiat diz ter posicionado válvulas e vela de forma que haja mais turbulência na câmara de combustão. A taxa de compressão é sempre alta, de 13,2:1, o que visivelmente favorece a queima de etanol.

    O comando de válvulas é por corrente e o motor ainda tem variador de fase hidráulico continuamente variável, que permite recirculação de gases de escape (EGR) por fechamento tardio das válvulas, o que, momentaneamente, faz este motor trabalhar em ciclo Miller. Evita-se perda por bombeamento quando o motorista dirige de forma suave, principalmente em baixas rotações. Segundo a Fiat, a economia que isso proporciona ficaria ao redor de 4 e 7%.

    Continua após a publicidade

    Vale dizer que as velas são de Iridium e de 10mm, mais finas do que em qualquer outro motor Fiat, e cada uma têm bobina independente. Além disso, estes são os primeiros motores Fiat a eliminar o tanquinho de partida a frio por usar aquecimento dos injetores.

    Fiat Uno 2017
    No 1.3 8V, os números são de 101 / 109 cv e 13,7 / 14,2 mkgf (gasoina e etanol) ()

    Os acessórios dos motores Firefly também são otimizados. Enquanto o óleo é o fino 0W20, a bomba de óleo tem deslocamento variável, ou seja, altera o seu fluxo de acordo com a necessidade do motor. Já o alternador faz a recarga da bateria apenas nos instantes em que a energia cinética do veículo seria desperdiçada, como nas desacelerações e reduções de velocidade, algo importante pelo fato de os motores 1.3 serem dotados de tecnologia start-stop de série. 

    Segundo a Fiat, o Uno com motor 1.0 tem as seguintes marcas de desempenho: 0 a 100 km/h em 12,5 segundos (etanol) e 13,6 segundos (gasolina), com máxima de 157 km/h (etanol). O consumo com etanol seria de 9,24 km/l (urbano) e 10,4 km/l (rodoviário). Com gasolina, os números seriam de 13,11 km/l (urbano) e 15,14 km/l (rodoviário).

    Continua após a publicidade

    Já o 1.3 faria o 0 a 100 km/h em 10,6 segundos (gasolina) e 9,8 segundos (etanol), com máxima de 177 km/h. O consumo com etanol seria de 9,17 km/l (urbano) e 10,14 km/l (rodoviário); com gasolina, as marcas seriam de 12,89 km/l (urbano) e 14,05 km/l (etanol).

    O Uno 2017 também estreia direção elétrica de série, mas sistemas como controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle de tração (TC), assistência de partida em rampa (Hill Holder), sistema antideslizamento ASR e partida assistida (Tip Start) só aparecem em algumas configurações.

    Novo, mas nem tanto

    Além de mudanças na dianteira, o Uno 2017 tem novas rodas em liga leve para as versões Way e Sporting e novas faixas para a Sporting.

    Continua após a publicidade

    Por dentro, recebeu novos grafismos para o quadro de instrumentos com display LCD de 3,5 polegadas e opcionais como central multimídia com tela de 6,2 polegadas, câmera de ré, retrovisor elétrico com função tilt down, volante multifuncional e paddle shift para as versões Dualogic.

    Desde a versão Attractive 1.0 Flex,  o Uno oferece ar condicionado, direção elétrica, faróis de neblina, computador de bordo, vidros elétricos dianteiros com one touch, trava elétrica nas portas, display LCD equipado com computador de bordo e volante multifuncional para comando das funções do computador de bordo, entre outros equipamentos.

    Fiat Uno 2017
    Volante multifuncional, computador de bordo com display LCD no painel de instrumentos e central multimídia de 6,2 polegadas ()

    Já o Way 1.0 soma barras longitudinais no teto, detalhes internos na cor grafite, faróis com máscara negra, molduras das caixas de roda, lanternas traseira com acabamento fumê e retrovisores externos com luzes indicadoras de direção, entre outros.

    Para o Way 1.3 a situação já fica muito melhor, com Start&Stop, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento de portas e vidros elétricos, rádio RDS com entrada auxiliar e entrada USB para MP3/WMA. O Dualogic ainda soma Hill Holder, borboletas atrás do volante para troca manual das marchas e ESC (controle de estabilidade eletrônica), TC (controle de tração) e ASR (sistema antitravamento das rodas em frenagem).

    No Sporting 1.3, a suspensão tem acerto esportivo, spoiler na tampa traseira na cor preto brilhante, rodas de liga leve 15 polegadas, ponteira de escapamento dupla cromada, grade dianteira na cor preto brilhante, para-choque dianteiro com detalhes em vermelho, maçanetas externas e retrovisores em preto brilhante, faixas laterais exclusivas com escrita Sporting, faixa horizontal no painel e detalhes do interior – maçanetas, quadro de instrumentos e aplique do volante – na cor Vermelho Royal. Mas apenas a versão com câmbio Dualogic tem ESC, TC, ASR e Hill Holder de série.

    Confira abaixo a nova tabela de preços:

    Preços – Fiat Uno 2017
    Attractive 1.0 M/T R$ 41.840
    Way 1.0 M/T R$ 42.970
    Way 1.3 M/T R$ 47.640
    Way 1.3 Dualogic R$ 51.990
    Sporting 1.3 M/T R$ 49.340
    Sporting 1.3 Dualogic R$ 53.690
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.