Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Ford Edge 2021 é lançado com central multimídia gigante ao estilo Tesla

Sem novidades no design e na mecânica, Ford optou por 'anabolizar' a central multimídia do seu utilitário

Por Eduardo Passos
30 out 2020, 10h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 2021 Edge Titanium Elite
    Tela do novo Ford Edge vai além da multimídia e também serve para controlar sistemas como ar-condicionado (Divulgação/Ford)

    Se o Ford Edge 2021, já apresentado nos Estados Unidos, não trouxe grandes mudanças externas, o destaque ficou por conta da imensa central multimídia que agora equipa o SUV.

    A tela de 12 polegadas vertical foi escolhida para aproveitar ao máximo as funções do sistema de entretenimento SYNC 4, que estreou no Mustang Mach-E. A tela substituiu quase todos os botões físicos do console. Mas, convenhamos: não parece original.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

    Item de série em todos os modelos do novo Edge, ela é ainda maior que a oferecida como opcional no Explorer, de 10.1 polegadas. As duas, entretanto, são pequenas se comparadas ao visor de 17 polegadas do Tesla Model S.

    De acordo com a fabricante americana, uma das principais vantagens de um visor tão grande é otimizar a experiência multitarefas. Assim, o motorista consegue seguir as coordenadas do mapa do SYNC 4 enquanto acessa e navega pelas suas músicas ou usa um aplicativo, por exemplo.

    Continua após a publicidade
    Se a Ford não consegue mais aumentar a tela do Edge, que tal ampliar a presença do Android no veículo?
    Sem espaço no painel, botões físicos como os do ar-condicionado foram substituídos por comandos na tela. (Ford/Divulgação)

    A vida dos usuários de Android e iOS também ficou mais fácil, já que o modelo trará suporte às versões sem fio do Android Auto e Apple CarPlay. A Ford preferiu otimizar as quatro entradas USB — incluindo uma USB-C — para função de carregamento, mas elas seguirão conectáveis ao celular.

    Ford SYNC 4
    Multitarefas é uma das principais apostas do SYNC 4, ainda que o Edge conte com vastos comandos no volante e controle por voz (Divulgação/Ford)

    Angela Cascaden, diretora de marketing da Ford para o Edge, ressaltou que a intenção é tornar o modelo atrativo para usuários assíduos de tecnologia. Desse modo, outras funções do novo SYNC receberam destaque, como o assistente de voz personalizado e conectividade à nuvem.

    Continua após a publicidade
    2021 Edge Titanium Elite
    O novo Ford Edge ainda não tem data para chegar ao Brasil (Divulgação/Ford)

    O manual do proprietário também será digital, e haverá vídeos e tutoriais que acessíveis direto na central multimídia, a fim de auxiliar os proprietários em problemas do cotidiano.

    O SUV ‘moderninho’ também contará com o sistema de automação veicular Co-Pilot360, que, baseado em sensores internos e externos, traz funções consagradas, como alertas de mudança de faixa e pontos cegos. 

    Há outras funções mais avançadas, como o cruise control capaz de alterar automaticamente a velocidade definida com base nas placas de sinalização e o curioso sistema que auxilia manobras em ré com reboques acoplados.

    Continua após a publicidade
    2021 Edge Titanium Elite
    Nada de grandes mudanças externas para o Ford Edge (Ford/Divulgação)

    Grandes mudanças no novo Edge ficarão restritas à central multimídia, já que pouco foi alterado em termos de design e mecânica.

    Além de novas opções de rodas, há pequenas mudanças nas cores e estofados internos. O motor segue inalterado: 2.7 V6 EcoBoost, com 335 cv de potência e 54,45 kgfm de torque na versão ST — igual ao que equipa o Edge vendido no Brasil — e 2.0 EcoBoost com quatro cilindros em linha nas outras versões.

    A Ford não estipulou preços para o novo Edge, tampouco prazos para sua chegada ao mercado brasileiro. Por aqui, o Edge ST custa hoje R$ 331.950.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    capa_738_insta

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.