Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Ford Edge 2021 é lançado com central multimídia gigante ao estilo Tesla

Sem novidades no design e na mecânica, Ford optou por 'anabolizar' a central multimídia do seu utilitário

Por Eduardo Passos
30 out 2020, 10h41
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Tela do novo Ford Edge vai além da multimídia e também serve para controlar sistemas como ar-condicionado (Divulgação/Ford)
    2021 Edge Titanium Elite
    Tela do novo Ford Edge vai além da multimídia e também serve para controlar sistemas como ar-condicionado (Divulgação/Ford)

    Se o Ford Edge 2021, já apresentado nos Estados Unidos, não trouxe grandes mudanças externas, o destaque ficou por conta da imensa central multimídia que agora equipa o SUV.

    A tela de 12 polegadas vertical foi escolhida para aproveitar ao máximo as funções do sistema de entretenimento SYNC 4, que estreou no Mustang Mach-E. A tela substituiu quase todos os botões físicos do console. Mas, convenhamos: não parece original.

    Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine por apenas R$ 5,90

    Item de série em todos os modelos do novo Edge, ela é ainda maior que a oferecida como opcional no Explorer, de 10.1 polegadas. As duas, entretanto, são pequenas se comparadas ao visor de 17 polegadas do Tesla Model S.

    De acordo com a fabricante americana, uma das principais vantagens de um visor tão grande é otimizar a experiência multitarefas. Assim, o motorista consegue seguir as coordenadas do mapa do SYNC 4 enquanto acessa e navega pelas suas músicas ou usa um aplicativo, por exemplo.

    Continua após a publicidade
    Se a Ford não consegue mais aumentar a tela do Edge, que tal ampliar a presença do Android no veículo?
    Sem espaço no painel, botões físicos como os do ar-condicionado foram substituídos por comandos na tela. (Ford/Divulgação)

    A vida dos usuários de Android e iOS também ficou mais fácil, já que o modelo trará suporte às versões sem fio do Android Auto e Apple CarPlay. A Ford preferiu otimizar as quatro entradas USB — incluindo uma USB-C — para função de carregamento, mas elas seguirão conectáveis ao celular.

    Ford SYNC 4
    Multitarefas é uma das principais apostas do SYNC 4, ainda que o Edge conte com vastos comandos no volante e controle por voz (Divulgação/Ford)

    Angela Cascaden, diretora de marketing da Ford para o Edge, ressaltou que a intenção é tornar o modelo atrativo para usuários assíduos de tecnologia. Desse modo, outras funções do novo SYNC receberam destaque, como o assistente de voz personalizado e conectividade à nuvem.

    2021 Edge Titanium Elite
    O novo Ford Edge ainda não tem data para chegar ao Brasil (Divulgação/Ford)

    O manual do proprietário também será digital, e haverá vídeos e tutoriais que acessíveis direto na central multimídia, a fim de auxiliar os proprietários em problemas do cotidiano.

    Continua após a publicidade

    O SUV ‘moderninho’ também contará com o sistema de automação veicular Co-Pilot360, que, baseado em sensores internos e externos, traz funções consagradas, como alertas de mudança de faixa e pontos cegos. 

    Há outras funções mais avançadas, como o cruise control capaz de alterar automaticamente a velocidade definida com base nas placas de sinalização e o curioso sistema que auxilia manobras em ré com reboques acoplados.

    2021 Edge Titanium Elite
    Nada de grandes mudanças externas para o Ford Edge (Ford/Divulgação)

    Grandes mudanças no novo Edge ficarão restritas à central multimídia, já que pouco foi alterado em termos de design e mecânica.

    Além de novas opções de rodas, há pequenas mudanças nas cores e estofados internos. O motor segue inalterado: 2.7 V6 EcoBoost, com 335 cv de potência e 54,45 kgfm de torque na versão ST — igual ao que equipa o Edge vendido no Brasil — e 2.0 EcoBoost com quatro cilindros em linha nas outras versões.

    A Ford não estipulou preços para o novo Edge, tampouco prazos para sua chegada ao mercado brasileiro. Por aqui, o Edge ST custa hoje R$ 331.950.

    Continua após a publicidade

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    capa_738_insta

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Oferta dia dos Pais

    Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

    OFERTA
    DIA DOS PAIS

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.