Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

Grandes Brasileiros: VW Quantum Sport

Avessa ao visual sisudo dos carros familiares, o modelo foi um dos poucos a assumir sem medo seu caráter esportivo

Por Felipe Bitu
Atualizado em 27 set 2018, 10h58 - Publicado em 9 set 2015, 14h20
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Santana Quantum Sport
    O motor 2.0 ajudava na briga contra a Caravan (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Peruas são automóveis familiares por excelência: oferecendo o conjunto ideal de espaço, conforto e segurança, elas combinaram a versatilidade dos utilitários com a racionalidade dos automóveis de passeio por décadas.

    Por isso, esportividade nunca foi prioridade para esse tipo de veículo. Mas tudo mudou em meados de 1988, quando a Volkswagen anunciou um novo motor com 2 litros de cilindrada para a linha Santana. O novo fôlego foi especialmente bem-vindo na Quantum, até então a única perua nacional com a praticidade e conveniência das quatro portas.

    Avaliada por QUATRO RODAS ainda na Alemanha, em 1985, a Quantum foi apresentada ao mercado nacional no mesmo ano, com as virtudes e defeitos do Santana, sua versão sedã. Tinha muita estabilidade, espaço e economia, mas seu motor de apenas 1,8 litro era incapaz de fazer frente à sua principal rival, a Chevrolet Caravan, dotada de um possante (e beberrão) motor de seis cilindros e 4,1 litros.

    Retocada em 1987, a Quantum surpreendeu na nova versão GL: situada entre a CL (básica) e GLS (top), trazia um acabamento nitidamente esportivo, com rodas de liga do finado Gol GT e pneus de perfil 60, os mais baixos então.

    Continua após a publicidade
    Santana Quantum Sport
    Visual era discretamente esportivo, com lanternas fumê (Marco de Bari/Quatro Rodas)

     

     

    O banco Recaro entrava na lista de opcionais e a decoração externa substituía os cromados por peças pretas anodizadas. Apesar do novo câmbio com relações mais curtas, foi o motor 2.0, em 1988, que garantiu a briga direta com a Caravan 4.1, sem sacrificar o consumo.

    Rápida, veloz e estável, a perua trazia ainda direção hidráulica progressiva e ficava devendo só freios a disco ventilados: carregada ou vazia, a perda de eficiência em frenagens sucessivas era sensível e perigosa.

    A versão GL 2.0 era o primeiro passo para a Quantum Sport, que seria mostrada pela primeira vez na 6ª Brasil Transpo, em outubro de 1989. Em meio aos modelos da linha 1990 reluzia uma Quantum branca, primeira aparição dessa série especial. A decoração esportiva era evidenciada pelos para-choques com frisos vermelhos, faixas laterais com o logotipo Sport, lanternas traseiras fumê, retrovisores da cor da carroceria e ponteira de escape oval.

    Continua após a publicidade

    O conjunto ótico dianteiro era o mesmo da versão GLS, com faróis de neblina incorporados aos principais e indicadores de direção embutidos nos para-choques.

    Santana Quantum Sport
    Interior tinha bancos Recaro e detalhes vermelhos (Marco de Bari/Quatro Rodas)

    Oferecida nas cores sólidas vermelho, branco e preto, a série Sport também estava disponível para o Santana de duas portas. O visual esportivo manifestava-se ainda no interior, pelos detalhes vermelhos no painel, nos instrumentos e na padronagem dos bancos Recaro. O acabamento das rodas variava de acordo com a pintura do veículo: face diamantada com fundo prata, totalmente prata ou face diamantada e fundo branco, que é o caso deste exemplar, que pertence ao colecionador paulistano Marco Buono.

    “A Quantum Sport branca era a única com grade dianteira pintada da cor da carroceria”, relembra Thyago Szoke, presidente do Santana Fahrer Club. “Como na versão GL, a direção hidráulica era de série, assim como o acionamento elétrico dos vidros, das travas e dos espelhos retrovisores. O ar-condicionado era o único opcional oferecido, pois o tradicional teto solar de chapa e o rádio/toca-fitas não estavam disponíveis. E, devido à crise no setor em 1989, pouquíssimas saíram com o motor a álcool.”

    Continua após a publicidade

    Até hoje a Quantum Sport figura como uma das poucas peruas esportivas nacionais: ela foi precedida pela Chevrolet Caravan SS em 1978 e sucedida pela VW Quantum Evidence na década de 1990. Seu espírito jovem e rebelde pode ser visto implicitamente ainda hoje nas versões Variant de outros modelos Volkswagen, como Passat, Jetta e Golf.

    Teste QUATRO RODAS – abril de 1989

     
    Aceleração de 0 a 100 km/h 12,15 s
    Velocidade máxima 166,5 km/h
    Consumo médio 8,74 km/l

     

    Ficha Técnica – VW Quantum Sport 1990

     
    Motor longitudinal, 4 cilindros em linha
    Cilindrada 1 984 cm3, 2 válvulas por cilindro, comando de válvulas simples no cabeçote, alimentação por carburador de corpo duplo
    Potência 99 cv (ABNT) a 5 200 rpm;
    Torque 16,2 mkgf a 3 400 rpm
    Câmbio manual de 5 marchas, tração dianteira
    Dimensões comprimento, 452,7 cm; largura, 169,5 cm; altura, 140,2 cm; entre-eixos, 255 cm
    Peso 1 110kg
    Pneus 195/60 R14

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 6,00/mês

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 14,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.