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O carro do futuro será feito de… plástico?

Antes restrito ao acabamento, o plástico ganha espaço em partes estruturais do veículo

Por isadora Carvalho
Atualizado em 23 nov 2016, 21h10 - Publicado em 8 jun 2016, 16h14
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  • Novas tecnologias - plástico

    Os carros atuais têm em média somente 15% do seu peso feito de plástico. Mas isso está prestes a mudar. Pesquisas estimam que pode chegar a 40% em apenas quatro anos. Se antes o uso desse material avançou nas peças de acabamento, até 2020 ele será adotado nas áreas mais quentes e agressivas, como compartimento do motor e partes estruturais.

    “A substituição de peças de aço e alumínio só tem benefícios. Além da redução de peso, o custo de produção cai entre 10% e 50%”, diz Anderson Maróstica, técnico da Lanxess, uma das líderes no fornecimento de polímeros de engenharia. Segundo ele, em dez anos houve um crescimento de 50% na utilização de plásticos nos carros, com o objetivo de diminuir o peso total. “Cada 100 kg de peso reduzido gera uma economia de 0,5 litro de combustível por 100 km rodados.”

    Conheça as novas aplicações do plástico, 50% mais leve que o aço e 30% menos que o alumínio.

    Suporte de estepe

    suporte estepe 2
    Suporte de estepe ()

    Em alguns automóveis, a peça é produzida inteiramente de plástico, mesmo sendo um componente estrutural da carroceria. O recurso vale também para as caixas dos airbags.

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    Transmissão

    Transmissão
    Transmissão ()

    A carcaça lateral da caixa de câmbio é de polímero que possui boa resistência e estabilidade térmica, já que a temperatura passa de 100ºC. É aplicada em carros nacionais, como o Chevrolet Onix.

    Pedais

    Pedal do freio e do acelerador em alumínio do HB20X modelo 2013
    Pedais ()

    No Brasil, os pedais de embreagem e acelerador já são 100% produzidos em poliamida. Fora do país, o do freio também é de plástico, o que não é permitido pelas regras brasileiras de homologação.

    Para-brisa

    Para-brisa
    Para-brisa ()

    A empresa Sabic desenvolve o policarbonato (PC) para substituir os vidros. Além da redução de peso, há benefícios no isolamento térmico, o que reduz a energia gasta nos sistemas de ar-condicionado, ventilação e aquecimento.

    Motor

    Bloco do motor
    Bloco do motor ()

    Como há compostos capazes de suportar até 220ºC, o material já é aplicado em coletores de admissão, carcaças de filtro, tanques de radiador, galerias de combustível e bicos injetores.

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    Front end

    Front end
    Front end ()

    Peça onde são montados faróis e radiador, ela agora é feita de poliamida 6, que pesa 40% menos que o aço e ainda apresenta menor tempo de fabricação, mantendo as mesmas propriedades.

    Composição atual dos veículos
    Aço 57%
    Plástico 14%
    Alumínio 8%
    Vidro 3%
    Outros 18%
    Aplicação do plástico nos automóveis
    Interior 63%
    Exterior 15%
    Motor 9%
    Sistema elétrico 8%
    Chassi 5%
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