Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Rimac quer produzir superesportivo elétrico que não usa baterias

Nova tecnologia de nanotubos pode se valer até de diesel para gerar eletricidade - e de forma mais limpa do que usando combustão

Por Julio Cabral
Atualizado em 6 Maio 2024, 17h23 - Publicado em 8 jan 2024, 22h44
Rimac Revera
Rimac Nevera é o carro elétrico mais rápido do mundo, ultrapassando os 400 km/h (Rimac/Divulgação)
Continua após publicidade

Um carro elétrico sem baterias? Essa é a nova proposta da Rimac, empresa que produz o superesportivo elétrico mais rápido do mundo, o incrível Nevera. A fabricante croata está pesquisando uma nova tecnologia que possa dispensar o uso das células de energia convencional: o uso de nanotubos repleto de combustível líquido.

A ideia foi revelada pelo CEO da Rimac e Bugatti, Mate Rimac, em entrevista para a revista Autocar. O chefão afirmou que a marca já identificou uma startup que está experimentando a tecnologia em pequena escala.  Embora pareça coisa de ficção científica, o princípio já foi testado por instituições de peso como o MIT, o famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts, na sigla em inglês.

Rimac Revera
Rimac Nevera (Rimac/Divulgação)

 

Basicamente, o combustível líquido é aquecido para formar uma camada fina sobre nanotubos feitos de vários átomos de carbono de diferentes propriedades elétricas. É a reação entre eles que vai gerar eletricidade, dispensando o armazenamento por baterias. Ainda não é sabido se a tecnologia imaginada pela Rimac será a mesma, mas a base de funcionamento deve ser bem semelhante.  

Compartilhe essa matéria via:

Podem ser usados diferentes tipos de combustível, tais como gás natural liquefeito, hidrogênio ou até diesel. A maioria deles vai gerar emissões, o que vai contra a eletrificação total, mas o nível é bem menor do que o gerado por motores convencionais. Como a Rimac e a Bugatti – elas formaram uma joint venture em 2021 – são marcas de pequeno volume de produção, o impacto geral seria pequeno. No entanto, ainda não se sabe qual dos dois fabricantes utilizará a nova saída.

Continua após a publicidade
RimacNevera
Rimac Nevera (Rimac/Divulgação)

Além disso, a favor do novo conceito está o aproveitamento. Enquanto um motor a combustão interna tem cerca de 30% de eficiência energética – os demais 70% são desperdiçados -, a tecnologia chega aos 80%, no mínimo.

A grande vantagem é poder dispensar um pack pesadíssimo de baterias, aumentando assim o desempenho de um futuro supercarro. Se o atual Nevera é capaz de ir de zero a 100 km/h em menos de 2 segundos e passar dos 400 km/h, imagine só com pelo menos 500 kg a menos de peso?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.