Uma pesquisa realizada pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco) e divulgada recentemente pelo site InfoMoney elencou as 100 empresas de melhor reputação no mercado brasileiro.
O levantamento tomou como base dados de 2019 e, para chegar ao resultado final, ouviu mais de 4.000 pessoas, entre executivos, analistas financeiros, jornalistas, sindicalistas e clientes.
Entre as empresas do mercado automotivo, a que obteve melhor colocação foi a Toyota.
A marca japonesa oscilou positivamente dez posições em relação aos rankings dos dois últimos anos e é a única do setor a figurar entre os dez primeiros colocados.
Entre as fabricantes automotoras, ainda aparecem no ranking Volkswagen (13º), Honda (22º), Mercedes-Benz (26º), Fiat (30º), Ford (48º) e Volvo (52º).
Talvez a ausência mais surpreendente seja a da General Motors, empresa que detém a Chevrolet, “só” a marca de carro mais vendida no país nos últimos anos.
Vale destacar também a presença de outras marcas relacionadas à indústria automotiva que foram lembradas na eleição.
A Porto Seguro, por exemplo, é a única seguradora a aparecer no ranking, em 28º lugar. Já a rede de postos de combustível Ipiranga, foi a única lembrada no ramo, ocupando o 37º lugar.
A marca de maior reputação no mercado nacional, segundo a pesquisa, é a Natura. Ambev, Itaú-Unibanco, Boticário e Google completam o Top 5.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.