A filial australiana da Toyota deu a ideia, e a matriz japonesa topou construir à mão uma versão shooting brake (uma perua encurtada) do esportivo GT86. Revelado hoje em Sydney, o conceito adiciona mais praticidade – e, para os fãs do estilo, mais beleza – ao cupê esportivo.
Originalmente, o modelo conta com espaço no banco traseiro para apenas duas crianças com pernas bem curtas e um porta-malas tão pequeno que chega a ser simbólico. Se a capacidade de transportar apenas dois adultos não muda, agora há um espaço mais aceitável para bagagens, com direito a uma porta traseira que permite o acesso de cargas bem mais volumosas.
Além disso, há a possibilidade de utilizar um rack no teto para transportar pranchas, bicicletas ou bagageiros. Segundo a Toyota, a ideia foi atender casais com um estilo de vida mais dinâmico, que poderiam utilizar seu esportivo para curtir um final de semana viajando ou praticando esportes.
Tetsuya Tada, o engenheiro-chefe do programa do GT86, afirma que as características dinâmicas e de performance do carro foram mantidas, apenas com uma mudança no comportamento em curvas, agora mais neutro, com menor tendência para sair de traseira em qualquer acelerada.
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A motorização e todo o conjunto mecânico são os mesmos: um 2.0 de quatro cilindros opostos, com pouco mais de 200 cavalos, acoplado a um câmbio manual de seis marchas, com tração traseira. O peso certamente ficou um pouco acima dos 1.200 kg originais, mas a aerodinâmica pode até ter melhorado.
Por enquanto, a Toyota diz que o GT86 shooting brake é apenas um conceito, sem previsão de ser fabricado. Vale lembrar, porém, que o projeto do GT86 é compartilhado com a Subaru, onde recebe o nome de BRZ. E a Subaru tem longa tradição em peruas. Vai saber…