A Toyota vai mergulhar de vez no mercado de compactos. A marca japonesa irá lançar mão da expertise de sua subsidiária Daihatsu para produzir novos veículos compactos. Esses modelos serão destinados a mercados emergentes, no qual o Brasil está inserido.
LEIA MAIS:
>> Teste: Toyota Etios XLS 1.5 automático, beleza interior
>> Novo VW Gol será uma versão brasileira do Polo europeu e chega em 2018
>> Comparativos: HB20 1.0 Turbo x HB20 1.6, quando o mais velho é quem manda
Segundo o site Automotive News, a ideia surgiu porque a Daihatsu — marca controlada pela Toyota, que produz veículos subcompactos na Ásia, tem experiência na fabricação de modelos de baixo custo. Com isso, é esperado que em janeiro de 2017 o martelo seja batido para a concretização de uma nova empresa (não uma nova marca), que ficará sob o guarda-chuva da Toyota.
Dessa forma, a cooperação entre as duas resultará no desenvolvimento de produtos, modelos de negócios e, finalmente, dar início a produção de novos compactos competitivos para mercados emergentes, como Brasil e Rússia. Com isso, é de se esperar que a segunda geração do Etios seja um dos primeiros frutos dessa parceria, pois a Toyota aproveitará a maior experiência da Daihatsu no segmento de compactos.
“Vamos avançar ainda mais o nosso know-how na fabricação de modelos urbanos e ser uma força motriz para a Toyota Group, não só para mini-veículos, mas também para veículos compactos para mercados emergentes”, afirmou o presidente da Daihatsu, Masanori Mitsui. A Daihatsu já esteve presente no Brasil nos anos 1990, quando vendeu por aqui o subcompacto Cuore, o hatch e sedã Charade e o pequeno utilitário Terios.