A Volkswagen confirmou a apresentação de 12 novidades em seu estande no Salão do Automóvel, que abre as portas ao público no dia 10 de novembro. Entram na conta carros-conceito, novos modelos e novas versões, caso dos novos Gol Track, Up! Track e CrossFox Urban White.
LEIA MAIS:
>> Próximo VW Gol já roda em testes no Brasil
>> Grandes brasileiros: Volkswagen Kombi Luxo
>> VW estaria preparando versão GTI do Up!
As novas versões são de difícil classificação, combinando elementos aventureiros com uma pegada mais discreta e urbana – um verdadeiro paradoxo para modelos que nasceram como carros urbanos com roupagem off-road.
O Gol Track retorna ao mercado com elementos da reestilização que o Gol sofreu no início deste ano. Além de novo painel e da oferta de central multimídia como opcional, a versão incorporou a mesma frente da nova Saveiro, com faróis e grade maiores, capô mais curto e para-choque completamente diferente.
Com início das vendas previsto para novembro, o Gol Track terá de série equipamentos como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, lanternas traseiras escurecidas, rodas aro 15″ e faróis de neblina. O motor é o 1.0 três cilindros aspirado de 82 cv.
O Up! Track (e não Track Up!, como seria pela lógica das outras versões) segue exatamente a mesma proposta, com o 1.0 aspirado e visual aventureiro leve. Baseado na versão Move, é mais simples que o Cross Up! e tem molduras nas caixas de roda, protetores nos para-choques e a parte central deles tem acabamento preto fosco. Tem faróis e lanternas escurecidos e terá de série rodas aro 14″ com calotas. Por dentro, teto, colunas, retrovisor e para-sóis são pretos, mas a parte central do painel é cinza.
O CrossFox Urban White é a versão aventureira do Fox em uma série especial com visual mais urbana (sim, é difícil de entender), apostando em itens de tecnologia, entre eles o monitor de pressão dos pneus, inédito no modelo. A série combina cor, acabamentos e equipamentos mais escolhidos pelos compradores do modelo. O tom “branco puro” é inédito no modelo – vem do Golf e dos importados da marca.
Ainda que tenha algumas dezenas de Golf GTE de produção no Brasil, a Volkswagen resolveu trazer o conceito GTE Sport para o evento. Show car, tem design mais impactante, carroceria de fibra de carbono e três motores que trabalhando juntos entregam até 400 cv . São dois motores elétricos de 115 cv: o dianteiro tem 33,6 mkgf e o traseiro tem 27,5 mkgf. Já o motor à gasolina é um 1.6 TSI de 299 cv. A Volkswagen fala em 0 a 100 km/h em 4,3 s e em velocidade máxima de 280 km/h.
Outra atração (ainda não apresentada) do Salão será uma versão conceitual do Fox com pegada esportiva, que, dizem, terá motor TSI. O design é assinado pelo estúdio brasileiro da Volkswagen. Outras das novidades já são conhecidas de nós: Golf 1.0 TSI, Golf Variant com motor 1.4 Flex de 150 cv, câmbio Tiptronic de seis marchas e suspensão traseira por eixo de torção e Tiguan com motor 1.4 TSI a gasolina de 150 cv e câmbio DSG de seis marchas.