Zeekr estreia no Brasil com crossover elétrico 001 por R$ 428.000
Marca chinesa da Geely, a mesma dona da Volvo, finalmente inicia operação no país com crossover com 544 cv e até 426 km de autonomia
Em um intervalo de aproximadamente 10 meses a Zeekr avançou da fase de planejamento de negócio e prospecção de investidores para seu lançamento oficial no Brasil. O que marca o início da operação é, também, o lançamento do Zeekr 001, com preço inicial de R$ 428.000.
O Zeekr 001 é uma espécie de crossover esportivo com trejeitos de shooting brake – algo como um Porsche Taycan Cross Turismo. Ele estreia em duas versões muito semelhantes, a Premium e a Premium Flagship, que custa R$ 475.000.
Neste momento, a Zeekr está trabalhando com 7 grupos de concessionária no Brasil e tem marcado para as primeiras semanas de novembro a entrega das primeiras unidades do 001. A marca ainda promete menor custo de seguro, revisões 50% mais baratas e cesta de peças 50% mais barata na comparação com outros carros elétricos de luxo.
A marca em si surgiu há apenas três anos das costelas da marca Link&Co. A Geely, dona de ambas, simplesmente identificou uma oportunidade de dar ao 001 uma marca independente para poder enfrentar marcas como Tesla e Nio, muito bem-sucedidas na China.
A origem do nome é inusitada: “Z” é de zero e “E” é de elétrico e eletrificação, enquanto “Kr” é o símbolo do criptônio, um gás que emite luz quando eletrificado, na tabela periódica. O design dos carros é, no mínimo, diferente e assinado pelo estúdio da marca em Gotemburgo, na Suécia – o centro de design de Xangai abriu neste ano.
Todos os Zeekr são baseados na plataforma SEA, hoje compartilhada com a Volvo e que lhe custou, até hoje, o equivalente a R$ 16 bilhões. Essa plataforma é a base para todos os carros da marca e é baseada em arquitetura de 800 V, mais moderna e que permite o uso de cabos menos grossos (portanto, mais leves e baratos) e recarga mais rápida.
A Zeekr não é e nem pensa em ser uma marca de volume no Brasil, mas está focada no objetivo de construir uma boa reputação entre os clientes de carros de luxo. Parte da estratégia para se tornar conhecida no Brasil estará nos preços competitivos.
Como é o Zeekr 001
O crossover Zeekr 001 é importado em duas versões, Premium e Flagship, de olho nos clientes de Porsche Taycan, BMW i4 e Audi e-tron, mas custa muito menos.
No Brasil, Zeekr 001 chega equipado com dois motores, um por eixo, que somam 544 cv e 71,4 kgfm. São números suficientes para ir de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos. A bateria tem 100 kWh, é de NCM, e permite autonomia de até 426 km no ciclo Inmetro e 580 km no ciclo WLTP. Suporta carregamento a uma potência máxima de 200 kW.
Todos têm sistema de som Yamaha, rodas aro 22, Internet 5G embarcada e iluminação ambiente. A diferença da versão Flagship está no desenho das rodas aro 22 e em detalhes do acabamento interno acompanhando a cor da carroceria, por exemplo, além das portas com fechamento elétrico e da tela de 5,7 polegadas para os passageiros traseiros.
Os Zeekr 001 Flagship ainda têm suspensão a ar com ajuste eletrônico e amortecedores eletromagnéticos com cinco modos de funcionamento. A operação dos motores ainda tem sete modos de direção, com direito a modos off road e para rodar em areia. O acerto de suspensão tem acerto da Lotus e permite que o modelo suporte uma aceleração lateral de 0,91 G e faz o teste do alce a até 82 km/h.
Todos têm materiais semelhantes, como Alcantara revestindo teto, colunas e parte das portas e bancos, dividindo espaço com nappa. Todos têm suspensão pneumática, com altura do solo variando entre 17 e 20 cm – altura de SUV.
Os carros ainda têm quadro de instrumentos com tela de 13 polegadas, enquanto a central multimídia tem 15,6 polegadas e é fundamental para comandar todas as funções do carro, junto com os touchpads no volante. Ainda tem um head up display com projeção de 35,5 polegadas.
Os Zeekr 001 usam um processador Snapdragon 8 Gen 3 para processar os sistemas de segurança e as informações exibidas nas três telas da cabine. É o mesmo processador dos smartphones Android de última geração.