É triste, mas é verdade: a maioria dos carros começa a desvalorizar assim que passa pela porta da concessionária. Se o elétrico BYD Dolphin tem desvalorização na média dos carros a combustão após um ano de uso, buscamos descobrir como é a desvalorização de um híbrido plug-in.
Encomendamos à Mobiauto uma pesquisa sobre a variação de preços em um ano para o BYD Song Plus, o híbrido plug-in mais vendido do Brasil e do Jeep Compass, SUV médio a combustão mais mais vendido há alguns anos.
Indo direto ao ponto, a desvalorização de um BYD Song Plus no último ano foi de -13,23%, número acima da desvalorização do Dolphin (-9,63%). Enquanto em setembro de 2023 o modelo híbridoera vendido por R$ 229.990, em setembro de 2024 o mesmo carro valia R$ 199.561.
Assim como aconteceu com o mercado de carros elétricos, a desvalorização mais acentuada foi decorrente da volatilidade dos preços dos carros zero km e também no lançamento de novos modelos do mesmo segmento. Quem comprou assim que o Song Plus foi lançado, na virada de 2022 para 2023. pagou R$ 269.990.
Com mais concorrência, vieram as reduções de preços e até melhorias no carro. Hoje o BYD Song Plus já trocou a bateria de 8,3 kWh pela de 18,3 kWh, concorrendo diretamente com o GWM Haval PHEV19, lançado em junho. E agora ainda existe o BYD Song Pro, mais simples e que assume o título de híbrido plug-in mais barato do Brasil, por R$ 189.900.
E o Jeep Compass?
E a conclusão do levantamento é que o modelo a combustão de mesmo porte que o híbrido teve desvalorização menor após 12 meses. No caso do Jeep Compass, a desvalorização foi de 7,75% quando é considerada o Compass Limited T270, que era vendido a R$ 186.630 em setembro de 2023. Em setembro de 2024 o mesmo carro está cotado a R$ 172.164. O Série S T270 passou de R$ 200.760 para R$ 180.749, uma desvalorização de 9,9%.
A favor do carro usado, houve mudanças de ano/modelo que tornaram o Jeep Compass 2024 mais equipado e mais caro nos últimos 12 meses.
O prêmio Melhor Revenda 2024 promovido por QUATRO RODAS considerou o Compass como o segundo SUV médio que menos desvaloriza no mercado brasileiro na avaliação entre o período de janeiro de 2023 quando era zero km e o valor médio de revenda em janeiro de 2024.
Portanto trata-se de um SUV bem quisto no mercado, até porque o volume de vendas e também contribui para a boa liquidez. O resultado do estudo da Mobiauto escancara algo que já era observado no mercado. Modelos eletrificados ainda desvalorizam mais que os a combustão e a explicação está no fato de pertencerem a novas categorias do mercado. A diferença entre a desvalorização dos Compass e Song Plus, porém, é pequena.
Especialistas acreditam que essa disparidade de desvalorização entre eletrificados a combustão irá desaparecer em pouco tempo, basta que híbridos, como o BYD Song Plus ou mesmo o GWM Haval H6, se consolidem entre os consumidores brasileiros.