Os melhores carros de 2015, na opinião da redação de QUATRO RODAS
Nossa equipe escolheu os modelos que mais agradaram ao volante no ano que passou
Numa redação de uma revista sobre carros, assunto automotivo é o que não falta. O último papo do ano serviu para elaborar uma lista polêmica: os melhores modelos que passaram pelas mãos de QUATRO RODAS em 2015. São opiniões pessoais que levam em conta as preferências e as experiências de cada um. Também tomamos cuidado para não citar apenas superesportivos e carros de luxo – afinal, o universo sobre rodas vai muito além deles. Confira:
SÉRGIO GWERCMAN – diretor de redação
– BMW M235i – Remédio anti-tédio: conversível, câmbio manual, 326 cavalos, 45,9 mkgf de torque e uma tarde de sol – eu poderia viver assim para sempre.
– Volvo XC90 – A carroceria sem emoções do novo XC90 esconde uma das melhores cabines da indústria. Não é pelo luxo, que ela também tem. É pelo bom gosto, pela inteligência na interface entre carro e motorista, pela central multimídia que parece um iPad.
– VW Up! TSI – O projeto, a dirigibilidade, até o barulhinho do 3 cilindros acelerando: entre os compactos, o Up! sempre esteve na minha lista de favoritos. Agora, ele tem tudo isso e mais um motor invocado.
– Nissan Leaf – Um ano com o Leaf não me deixou dúvidas: essa é a melhor maneira de dirigir na cidade. Ele é ágil, confortável e divertido. Está decidido: quando meu bolso deixar, eu terei um elétrico.
ZECA CHAVES – redator-chefe
– Volvo XC90 – Não vi até agora melhor maneira de levar 7 pessoas com quase o mesmo luxo e conforto que se leva 5.
– Jaguar F-Type – Lindo como uma Ferrari, por uma fração do preço. E seu ronco é uma sinfonia para qualquer gearhead.
– AMG GT – O prazer de acelerar um superesportivo de 510 cv num circuito (Vello Città) é inebriante. Brutal, impulsivo, mas temperamentalmente obediente.
– VW Up! TSI – O projeto mais inteligente do mercado agora com um motor que combina desempenho e consumo na medida certa.
PAULO CAMPO GRANDE – editor
– Honda NSX – O novo NSX é um daqueles carros que você nem precisa acelerar para saber que ele é um esportivo puro-sangue. Basta se acomodar ao volante para reconhecer suas virtudes.
– Ford Focus – O que era bom ficou melhor. O Focus foi reestilizado, ficou mais bonito, e reposicionado, ficou mais barato. Além disso ganhou mais equipamentos e manteve os bons recursos que de já dispunha como o motor, o câmbio e a suspensão.
– Porsche Cayman GT4 – Um belo carro, em uma bela pista. Dirigi o GT4 no Autódromo do Algarve e me senti um piloto de turismo. O carro é muito rápido e previsível. Sempre na mão e gostoso de dirigir.
– Renault Sandero R.S. – O RS proporciona muito prazer ao dirigir sem exigir um investimento alto. E ainda vai bem no dia-a-dia.
PÉRICLES MALHEIROS – editor
– VW Up! TSI – Motor canhão e econômico para as massas. E com possibilidade de aplicação em uma vasta gama de produtos.
– Honda HR-V – Eis um representante de rara qualidade geral no disputado mundo dos SUVs compactos.
– Volvo XC90 – É bom quando um modelo com tanta tecnologia é descomplicado, fácil de usar.
– Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé – É tão exclusivo que se permite a uma carroceria cupê de mais de 5 metros, com duas portas. E ainda vai de 0 a 100 km/h em 4 s!
ULISSES CAVALCANTE – editor
– Nissan Leaf – Torci o nariz para o design, mas a convivência com ele me convenceu de que é o melhor carro urbano que já dirigi. Muito ágil, confortável e prático.
– Land Rover Range Rover SVR – Extremamente rápido, apesar do tamanho. Gostoso de guiar e super sonoro: ele poderia vir sem sistema de som. O ruído do motor soa como música.
– AMG GT – Tem design arrebatador e é perfeito na estrada. Um belo carro para quem, além de gostar de carros e tecnologia, aprecia o ato de dirigir.
– Citroën C4 Picasso – É um dos familiares mais completos do mercado: repleto de tecnologia, modular e prático. Oferece tudo o que uma família precisa em um automóvel.
VITOR MATSUBARA – repórter
– VW Up! TSI – Divertido de guiar e (ainda mais) ágil, deixa muito carro maior no chinelo. Minha escolha favorita para daily driver.
– Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé – Não é o AMG mais empolgante, mas certamente o mais luxuoso – e um dos mais bonitos. É elegante sem ser careta.
– Honda HR-V – Confortável, espaçoso e bonito. Para mim, é o melhor SUV da categoria e um dos melhores carros nacionais à venda no Brasil atualmente.
– Jaguar XE – Desempenho empolgante, design dos mais belos da categoria e confortável a beça. Seria minha escolha se pudesse comprar um sedã de luxo de entrada.
FABIO PAIVA – designer
– VW Up! TSI – O único lançamento do ano que tem um custo próximo ao que a maioria dos brasileiros, como eu, se empolgaria para comprar. Carrinho seguro, esperto e cosmopolita.
– Volvo XC90 – O melhor interior de 2015.
– BMW M3 – O supra sumo do que um monte de lata, fios e borracha podem sintetizar. Seduz quem gosta de dirigir.
– VW Golf Variant – O Golf já era um sonho… agora na versão perua virou golden god.