Revista em casa por apenas R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Novo Volkswagen Gol será uma versão brasileira do Polo

Compacto será mais refinado, com plataforma global e pode até ganhar motor 1.6 turbo

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 23 dez 2016, 20h36 - Publicado em 6 out 2016, 20h07

Projeção Volkswagen Gol 2018

O presidente da VW do Brasil, David Powels, voltou a falar dos planos de a empresa lançar quatro novos modelos nos próximos anos. O executivo, que se apresentou no 3º Fórum Direções organizado por QUATRO RODAS, em setembro, só não disse que o primeiro a chegar será o novo Gol.

O hatch está sendo desenvolvido em conjunto com seu par europeu, o VW Polo, que já foi fotografado em testes na Europa com a carroceria definitiva. Por aqui, o Gol foi flagrado disfarçado de Golf – são as chamadas mulas, carros que possuem a base de um modelo e a carroceria de outro. Mas na Europa o projeto já ultrapassou esse estágio.

Lá, o novo Polo é esperado para próximo Salão de Genebra, em março. Aqui, é provável que o Gol chegue logo depois, ainda em 2017. Segundo fontes, Gol e Polo são o mesmo carro. Ou seja: o novo Gol será muito melhor do que é hoje, pois será um modelo de padrão mundial, guardadas as diferenças de praxe entre veículos feitos para mercados emergentes e países de Primeiro Mundo.

Os carros para os emergentes costumam usar tecnologias e materiais diferentes para atenderem a legislações distintas e também porque, de acordo com um discurso repetido pelas fábricas, nesses mercados as empresas demoram mais tempo para obter o retorno do investimento.

Continua após a publicidade

Mas Gol e Polo são tão semelhantes que a própria VW pensou em adotar o mesmo nome Polo para os dois modelos, independentemente de serem vendidos na Europa ou no Brasil. A VW só não vai fazer isso porque o nome Gol tem muita força no Brasil.

Novo Volkswagen Gol

Aos olhos do consumidor, ou seja, naqueles aspectos que são mais facilmente percebidos, como o acabamento, o Gol deve emparelhar com o Polo europeu. A VW do Brasil está disposta a não economizar nessa área, até porque no nosso mercado ela quer reposicionar seus carros para cima. Um sinal nesse sentido foi dado por Powels, quando ele afirmou que quer elevar a média de preços dos Volkswagen vendidos no Brasil.

O novo Gol deve incorporar diferentes texturas e materiais na cabine, laterais de portas espelhadas com o painel e recursos como iluminação ambiente – pequenas lâmpadas instaladas em pontos estratégicos: na base da faixa frontal do painel, no teto e sob os puxadores das portas, para criar uma cabine aconchegante. Se não em toda a linha, a maior sofisticação é esperada em, pelo menos, uma versão topo de linha (de luxo, Highline, ou esportiva, GTI).

Continua após a publicidade

Motor 1.6 16V Turbo

No que diz respeito aos equipamentos, pode-se esperar a oferta no nível do que existe hoje, com novidades nas versões mais caras, como luzes de posição, ESP, ar-condicionado digital e uma central multimídia de última geração completa, com GPS, espelhamento de smartphones etc. Segundo fontes, no alto do console do protótipo alemão, há um espaço duplo.

A maior diferença (e também o maior segredo) entre o Gol brasileiro e Polo alemão fica por conta das opções de motor e câmbio. Lá o Polo deverá ter opções 1.0 TSI (115 cv) e o novo 1.5 TSI (150 cv), entre as movidas a gasolina, com transmissões manual (seis marchas) e automatizada com dupla embreagem (sete marchas).

Novo Volkswagen Gol

Continua após a publicidade

Aqui, existe a possibilidade de haver as motorizações já disponíveis na linha VW – 1.0 flex (82/75 cv), 1.0 TSI (105/101 cv), 1.6 MSI 8V (104/101 cv), e uma novidade: 1.6 MSI 16V Turbo (com cerca de 150 cv, a mesma força do motor 1.4 TSI, na versão mais potente do Jetta), equipadas com câmbio manual ou automatizado i-Motion (cinco marchas).

O motor 1.4 TSI de Golf e Jetta (140 ou 150 cv) é uma possibilidade considerada remota por nossas fontes, por questão de custo.

Em razão da nova plataforma, MQB A0, o Gol vai ficar com um porte maior. Informantes dão conta de que o modelo crescerá 10,5 cm no comprimento e que esse aumento será aproveitado principalmente na distância entre-eixos, de modo a favorecer o espaço interno. Isso significa que o Gol será mais espaçoso que o VW Fox, mantido sobre a plataforma PQ24, que o Gol aposenta.

SUV no forno 

No design, a evolução também é nítida. Sinais de família, como a grade horizontal, a linha de cintura ascendente e os arcos das rodas destacados, coabitam com inovações como o relevo bem definido de reentrâncias no capô e nas laterais da carroceria.

Na traseira, as lanternas invadem ao mesmo tempo as laterais e a tampa do porta-malas. O aerofólio, para melhorar a aerodinâmica, deve estar presente em todas as versões. As projeções mostradas aqui foram feitas com base nos flagrantes do Polo europeu  e, também, em informações de nossas fontes no Brasil.

Após o Gol, a VW ainda fará três modelos sobre a base MQB A0: Voyage, uma nova picape e um SUV compacto. Este utilitário ainda não tem nome, mas já está com o desenho definido e deve ser o segundo a chegar às lojas. A favor dele está o fato de ser um produto mundial (assim como Gol/Polo) e que a VW ainda não tem no portfólio.

VW T-Cross

Continua após a publicidade

VW T-Cross

A nova picape deverá ter porte intermediário, entre a Saveiro e a Amarok. Já o Voyage (ou Polo Sedan) seria uma opção interessante para países emergentes do Leste Europeu, Ásia e América do Sul, além do Brasil. O SUV chegaria um ano depois do Gol, com estilo próprio, baseado no conceito T-Cross Breeze, de 2016.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.