Numa redação de uma revista sobre carros, assunto automotivo é o que não falta. O último papo do ano serviu para elaborar uma lista polêmica: os melhores modelos que passaram pelas mãos de QUATRO RODAS em 2015. São opiniões pessoais que levam em conta as preferências e as experiências de cada um. Também tomamos cuidado para não citar apenas superesportivos e carros de luxo – afinal, o universo sobre rodas vai muito além deles. Confira:
SÉRGIO GWERCMAN – diretor de redação
– BMW M235i – Remédio anti-tédio: conversível, câmbio manual, 326 cavalos, 45,9 mkgf de torque e uma tarde de sol – eu poderia viver assim para sempre.
– Volvo XC90 – A carroceria sem emoções do novo XC90 esconde uma das melhores cabines da indústria. Não é pelo luxo, que ela também tem. É pelo bom gosto, pela inteligência na interface entre carro e motorista, pela central multimídia que parece um iPad.
– VW Up! TSI – O projeto, a dirigibilidade, até o barulhinho do 3 cilindros acelerando: entre os compactos, o Up! sempre esteve na minha lista de favoritos. Agora, ele tem tudo isso e mais um motor invocado.
– Nissan Leaf – Um ano com o Leaf não me deixou dúvidas: essa é a melhor maneira de dirigir na cidade. Ele é ágil, confortável e divertido. Está decidido: quando meu bolso deixar, eu terei um elétrico.
ZECA CHAVES – redator-chefe
– Volvo XC90 – Não vi até agora melhor maneira de levar 7 pessoas com quase o mesmo luxo e conforto que se leva 5.
– Jaguar F-Type – Lindo como uma Ferrari, por uma fração do preço. E seu ronco é uma sinfonia para qualquer gearhead.
– AMG GT – O prazer de acelerar um superesportivo de 510 cv num circuito (Vello Città) é inebriante. Brutal, impulsivo, mas temperamentalmente obediente.
– VW Up! TSI – O projeto mais inteligente do mercado agora com um motor que combina desempenho e consumo na medida certa.
PAULO CAMPO GRANDE – editor
– Honda NSX – O novo NSX é um daqueles carros que você nem precisa acelerar para saber que ele é um esportivo puro-sangue. Basta se acomodar ao volante para reconhecer suas virtudes.
– Ford Focus – O que era bom ficou melhor. O Focus foi reestilizado, ficou mais bonito, e reposicionado, ficou mais barato. Além disso ganhou mais equipamentos e manteve os bons recursos que de já dispunha como o motor, o câmbio e a suspensão.
– Porsche Cayman GT4 – Um belo carro, em uma bela pista. Dirigi o GT4 no Autódromo do Algarve e me senti um piloto de turismo. O carro é muito rápido e previsível. Sempre na mão e gostoso de dirigir.
– Renault Sandero R.S. – O RS proporciona muito prazer ao dirigir sem exigir um investimento alto. E ainda vai bem no dia-a-dia.
PÉRICLES MALHEIROS – editor
– VW Up! TSI – Motor canhão e econômico para as massas. E com possibilidade de aplicação em uma vasta gama de produtos.
– Honda HR-V – Eis um representante de rara qualidade geral no disputado mundo dos SUVs compactos.
– Volvo XC90 – É bom quando um modelo com tanta tecnologia é descomplicado, fácil de usar.
– Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé – É tão exclusivo que se permite a uma carroceria cupê de mais de 5 metros, com duas portas. E ainda vai de 0 a 100 km/h em 4 s!
ULISSES CAVALCANTE – editor
– Nissan Leaf – Torci o nariz para o design, mas a convivência com ele me convenceu de que é o melhor carro urbano que já dirigi. Muito ágil, confortável e prático.
– Land Rover Range Rover SVR – Extremamente rápido, apesar do tamanho. Gostoso de guiar e super sonoro: ele poderia vir sem sistema de som. O ruído do motor soa como música.
– AMG GT – Tem design arrebatador e é perfeito na estrada. Um belo carro para quem, além de gostar de carros e tecnologia, aprecia o ato de dirigir.
– Citroën C4 Picasso – É um dos familiares mais completos do mercado: repleto de tecnologia, modular e prático. Oferece tudo o que uma família precisa em um automóvel.
VITOR MATSUBARA – repórter
– VW Up! TSI – Divertido de guiar e (ainda mais) ágil, deixa muito carro maior no chinelo. Minha escolha favorita para daily driver.
– Mercedes-Benz S 63 AMG Coupé – Não é o AMG mais empolgante, mas certamente o mais luxuoso – e um dos mais bonitos. É elegante sem ser careta.
– Honda HR-V – Confortável, espaçoso e bonito. Para mim, é o melhor SUV da categoria e um dos melhores carros nacionais à venda no Brasil atualmente.
– Jaguar XE – Desempenho empolgante, design dos mais belos da categoria e confortável a beça. Seria minha escolha se pudesse comprar um sedã de luxo de entrada.
FABIO PAIVA – designer
– VW Up! TSI – O único lançamento do ano que tem um custo próximo ao que a maioria dos brasileiros, como eu, se empolgaria para comprar. Carrinho seguro, esperto e cosmopolita.
– Volvo XC90 – O melhor interior de 2015.
– BMW M3 – O supra sumo do que um monte de lata, fios e borracha podem sintetizar. Seduz quem gosta de dirigir.
– VW Golf Variant – O Golf já era um sonho… agora na versão perua virou golden god.