Os SUVs mais vendidos – e os menos emplacados – no primeiro semestre de 2016
Com 10.392 unidades a mais em relação ao primeiro semestre de 2015, o segmento foi o único a crescer no período
 
Os SUVs e crossovers parecem imunes à crise enfrentada pelo país: o segmento dos utilitários esportivos foi o único a crescer em relação ao ano passado entre as categorias de automóveis, de acordo com a Fenabrave. Durante o primeiro semestre deste ano, foram 144.056 emplacamentos contra 133.664 do mesmo período em 2015.
LEIA MAIS:
>> Mercado: Toro passa Saveiro e Corolla vende mais que nove rivais juntos
Isso se deve, além do fator da “moda” dos modelos mais altinhos e, supostamente, mais robustos e valentes, ao número de representantes cada vez maior. Em 2015, ao menos três importantes novidades chegaram ao mercado: Jeep Renegade, Honda HR-V e Peugeot 2008, além da reestilização de Hyundai ix35, Renault Duster, Citroën Aircross e Land Rover Evoque. Para 2016, além dos já lançados Toyota SW4, Chevrolet Trailblazer e JAC T5, são certos ainda o Nissan Kicks e o Kia Sportage, já em pré-venda, a reestilização do Ford EcoSport, os novos Jeep Compass, Hyundai Tucson, Chevrolet Tracker, Honda WR-V, Hyundai ix25 e o subcompacto com pegada aventureira Renault Kwid.
Terminado o mês de junho, o HR-V lidera o ranking semestral: nos seis primeiros meses de 2016, o Honda emplacou 30.882 unidades. Renegade, EcoSport e Duster vêm, respectivamente, em seguida, com 25.698, 12.518 e 12.079. Aqui, chama a atenção a diferença que HR-V e Renegade imprimiram frente à concorrência: se no acumulado de 2015 Duster e Ecosport ficaram bem próximos dos líderes, no primeiro semestre de 2016 tanto o Honda como o Jeep venderam mais que o dobro do Ford e do Renault.
Entre os premium, o Land Rover Discovery é o líder. Em 13º colocado no ranking geral e com 2.147 exemplares, ele foi o mais vendido entre os modelos pertencentes à marcas de luxo, seguido de Audi Q3 (1.784) e Mercedes-Benz GLA (1.610).
Entre os destaques negativos estão os Chevrolet Captiva (27°) e Trailblazer (30°), este último recentemente atualizado no Brasil, e o Fiat Freemont (39°), que deve ser substituido em breve pela versão SW da Toro. O Hyundai ix35 sofreu uma queda considerável em relação a 2015, quando fechou o ano na 5ª colocação. No primeiro semestre de 2016, ele caiu para a 9ª posição, atrás até mesmo do velho Tucson (5°), que continua vendendo bem graças à relação custo-benefício.
| Posição | Modelo | Unidades | 
|---|---|---|
| 1º | Honda HR-V | 30.882 | 
| 2º | Jeep Renegade | 25.698 | 
| 3º | Ford EcoSport | 12.518 | 
| 4º | Renault Duster | 12.079 | 
| 5º | Hyundai Tucson | 6.781 | 
| 6º | Chevrolet Tracker | 5.526 | 
| 7º | Peugeot 2008 | 5.086 | 
| 8º | Toyota SW4 | 5.081 | 
| 9º | Hyundai ix35 | 4.859 | 
| 10º | Citroën Aircross | 3.305 | 
| 11º | Mitsubishi Outlander | 2.685 | 
| 12º | Mitsubishi ASX | 2.366 | 
| 13º | Land Rover Discovery | 2.147 | 
| 14º | Kia Sportage | 1.893 | 
| 15º | Audi Q3 | 1.784 | 
| 16º | Mercedes-Benz GLA | 1.610 | 
| 17º | Mitsubishi Pajero | 1.387 | 
| 18º | BMW X1 | 1.353 | 
| 19º | Honda CR-V | 1.182 | 
| 20º | Lifan X60 | 1.105 | 
| 21º | Land Rover Range Rover Evoque | 1.050 | 
| 22º | Volvo XC60 | 1.029 | 
| 23º | Toyota RAV4 | 820 | 
| 24º | Suzuki Jimny | 787 | 
| 25º | Troller T4 | 766 | 
| 26º | Volkswagen Tiguan | 704 | 
| 27º | Chevrolet Captiva | 686 | 
| 28º | Hyundai SantaFe | 677 | 
| 29º | Dodge Journey | 564 | 
| 30º | Chevrolet Trailblazer | 496 | 
| 31º | Jeep Cherokee | 490 | 
| 32º | JAC T5 | 457 | 
| 33º | Suzuki Grand Vitara | 410 | 
| 34º | Land Rover Range Rover | 400 | 
| 35º | Mercedes-Benz GLC | 352 | 
| 36º | Mercedes-Benz GLE | 348 | 
| 37º | Subaru Forester | 347 | 
| 38º | BMW X4 | 308 | 
| 39º | Fiat Freemont | 291 | 
| 40º | Kia Sorento | 278 | 
 Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas
Acidente fatal em carro da Xiaomi gera polêmica sobre maçanetas Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo”
Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo” GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026
GWM Poer P500 é picape híbrida plug-in luxuosa que pode chegar em 2026 IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não
IPI Verde: por que o Golf GTI pode ficar mais caro e o Porsche 911, não Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil
Segredo: novo Peugeot 208 já tem data para chegar ao Brasil
 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										 
 										







 ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA
ACESSO LIVRE COM VIVO FIBRA